CELTA, CORSA, MONTANA, AGILE: Saiba quando trocar as velas de Ignição.

Publicado: maio 16, 2013 em Engin

 

VELAS MOTOR 1.4 FLEX GM (CELTA, CORSA, MONTANA, AGILE)

Quando devo trocar as velas e cabos de velas de ignição?

Primeiramente todo proprietário de veículo deve verificar no manual do proprietário, a manutenção recomendada pelo fabricante. Mas muitas vezes o intervalo de manutenção pode ser longo. Um exemplo seria para quem roda menos de 15 km por dia, ou quem enfrenta trânsito pesado, mas o motor fica ligado em marcha lenta durante um lento e demorado trajeto. Por causa disso as montadoras de automóveis consideram o trânsito, das grandes capitais, como condições de rodagem severa. Os cabos e velas de ignição são dois itens (entre outros) que sofrem grande desgaste, principalmente em veículos que enfrentam congestionamentos.

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A vida útil das utilizadas nos motores 1.4 Flex da GM (Econoflex) é de 30.000km e, a dos cabos de velas de no máximo 60.000km. Mas sempre que for trocar os cabos é essencial verificar a bobina de ignição, que tem uma vida útil média de 60.000km.

 

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A maioria dos veículos atuais com o prazo da troca das velas ultrapassado consegue compensar os desgastes das velas. O comportamento do carro fica inalterado para motorista, mas o consumo começa aumentar e a emissão de poluentes fica alterada.

 

Dica: É importante conscientizar os proprietários de veículos que rodar em grandes centros urbanos é caracterizado como uso severo. Muitos imaginam que o transito severo é rodar em velocidade mais alta, nas auto-estradas.

 

Cuidado na hora de trocar as velas, pois para cada motor gasolina, álcool ou Flex. existe uma vela de classificação especifica:

Ex: BPR7 ou BPR7E (velas NGK)

 

Analise de velas retirados de um Prisma 1.4 Flex com 40.000km.

O desgaste de eletrodo, tipo de resíduo e a sua coloração indicam a condição interna da queima realizada na câmara de combustão.

Nas velas notam-se pequenos riscos no corpo de cerâmica da vela. Estes riscos são fugas de corrente elétrica, prejudicando a combustão do combustível (Flash Over).

 

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A coloração vermelha ocorreu por acumulo de impurezas. Estas impurezas são provenientes da queima de combustível de má qualidade, excesso de combustível no cilindro, queima de óleo e também pelo próprio desgaste natural da vela.

 

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Dica: No final da vida útil da vela, a sua coloração fica branca ao cinza claro quando se utiliza gasolina como combustível . Já com o etanol ou GNV a ponta da vela fica branca.

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