PNEUS: COMO A TEMPERATURA DOS PNEUS INFLUENCIA NO DESEMPENHO DO CARRO

Publicado: maio 24, 2013 em Engin

 

PNEUS: COMO A TEMPERATURA DOS PNEUS INFLUENCIA NO DESEMPENHO DO CARRO.

NAS CORRIDAS:

Nas competições automobilísticas de F1, Stock Car, GP2 e outros a preocupação é que os pneus atinjam o mais rápido possível a temperatura ideal. Só assim o bólido garante a aderência ideal e um bom desempenho na pista.

img042

Na Stock Car a Goodyear, fornecedora oficial dos pneus, investe muito em tecnologia e nos compostos utilizados. A temperatura ideal dos pneus, dos carros da Stock, variam de 80ºC a 100ºC na banda de rodagem. É muito importante manter está temperatura para garantir a aderência com o asfalto. Por isso que os pilotos realizam o zig-zag quando os pneus estão frios. Outra técnica utilizada para ajudar no desempenho é a calibragem dos pneus, onde cada equipe mantém em segredo os valores da calibração.

Na fórmula F1 a fornecedora oficial é a Pirelli, onde a grande preocupação é manter os pneus aquecidos antes do inicio das corridas.

NAS RUAS E ESTRADAS:

Os pneus que rodam nas ruas e estradas também aquecem como os utilizados nas pistas. Além da aderência, os pneus de rua são responsáveis pelo conforto do motorista e de seus ocupantes. Por isso é muito importante calibrar os pneus uma vez por semana e sempre com os pneus frios.

Dica: Os pneus devem ser sempre calibrados com a pressão recomendada no manual do proprietário do veículo.

Pneus murchos, com pressão abaixo do recomendado pelo fabricante, têm a sua vida útil reduzida. Além disso, o consumo de combustível aumenta. Já os pneus calibrados com a pressão superior a recomendada, apresentam desgastes no centro do pneu.

calibra%20pneus[1]

Dica: Além da calibragem semanal é muito importante realizar o alimento e o balanceamento das rodas a cada 15.000km.

 engin2

Deixe um comentário