DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SUBSTITUIR UM MOTOR

Publicado: maio 31, 2013 em Engin

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SUBSTITUIR UM MOTOR

 

O motor fundiu, o bloco do motor trincou o que fazer?
A maioria acha que só a retifica do motor é a solução mais em conta. Muitas montadoras vendem o motor parcial para substituir o antigo motor cansado. Engana-se quem acha que o preço de um motor parcial é muito mais caro do que a retifica. O motor parcial é um motor novo (bloco, biela, cilindros, anéis, pistão, bronzinas), o que precisa ser verificado é o cabeçote para ser reutilizado novamente. Então o que devo fazer com a documentação?

Primeiramente quando comprar o novo motor guarde a nota fiscal, pois sem ela não será possível tirar um novo documento onde constará as alterações do número do novo motor.

 parcial

O DENATRAN é o órgão federal responsável pelas regulações do transito e estabelece as diretrizes para a segurança dos proprietários de veículos. Estas leis garantem a procedência do veículo, combatendo o uso de peças roubadas que podem estar disponíveis no mercado de peças usadas. O motor tem o seu número gravado no bloco, o chassi possui uma numeração gravada e os vidros possuem a mesma numeração do chassi. Este número dá origem ao registro nacional dos veículos automotores (RENAVAM). Os números foram criados para evitar a comercialização de peças provenientes de veículos roubados ou furtados.

Resumindo, o RENAVAM é o número de identificação do veículo, contendo as informações de números de motor, chassi, nome do proprietário, registro de sinistros e etc.

Portanto toda vez que for substituir o motor, trocar a cor do veículo, mudar de placa, trocar de proprietário é necessário a atualização do documento. Para fazer a atualização são necessários os seguintes itens:

 

  1. 1.   Nota fiscal de compra do motor, onde consta o número de série do motor;
  2. 2.   Copia de RG, CPF, ou CNH;
  3. 3.   Documento de transferência de veículo (CRV);
  4. 4.   Decalque legível do chassi e do novo motor;
  5. 5.   Pagamento das taxas em bancos autorizados.

 

De posse destes documentos o proprietário deve procurar um despachante para realizar a substituição do mesmo, conforme as regras do DETRAN local.

Deixe um comentário